O que os seus olhos dizem: saiba o que cada sintoma pode indicar

. Pupila contraída: pode ser resultante de toxoplasmose, doenças reumáticas autoimunes, herpes, tuberculose, lepra ou certos tipos de leucemia;

. Pupila dilatada: pode estar relacionado a tumores, glaucoma, trauma, doenças do sistema nervoso central;

.Visão dupla: pode apontar presença de tumor intracraniano, acidentes vasculares centrais, traumas e hiperglicemia;

.Olhos saltados e inchaço: são sinais, principalmente, de distúrbios da tireoide;

.Cegueira momentânea: pode indicar tumor intracraniano, má circulação no cérebro ou arritmia cardíaca;

.Visão borrada: borrões ou manchas vermelhas persistentes nas áreas brancas de ambos os olhos podem sinalizar diabetes, sangramento ocular, inflamação ou hipertensão arterial;

. Olho seco: a falta de lagrima pode ser causada por disfunções hormonais, menopausa e ate Síndrome de Sjögren – doença reumática crônica. A menopausa causa mudanças nos níveis dos hormônios, afetando, entre outras coisas, os mecanismos de lubrificação dos olhos;

. Vermelhidão: viroses ou infecções localizadas podem causar vermelhidão nos olhos. Outros possíveis são: dor ao redor dos olhos, sensibilidade á luz e olhos lacrimejantes;

. Anéis ao redor da íris: um anel branco com aspecto leitoso ao redor da íris pode ser um sinal de colesterol alto. Ele é causado por uma deposição de gordura na córnea, a área clara do olho.

Resp. Téc. Dr Romeu Chiaramelli – CRM MG 44287 / CRM MG 8885