Sentidos Clínica
35 3531-8113 / 9 8898-8113

Espasmos Oculares x Estresse

O que é espasmo ocular e como acontece?
 
Sentir espasmo ocular pode ser um motivo de alerta que vai além da saúde ocular. A condição pode estar ligada a problemas de saúde de todo o corpo. Apesar de muitos pacientes acreditarem que os nossos olhos são os que tremem, na verdade, o que ocorre é uma contração das pálpebras.
Dentre as possíveis causas, podemos citar, por exemplo, o estresse e a fadiga.
O que é espasmo ocular?
Conhecida clinicamente como miofasciculação, a condição é caracterizada pelo movimento involuntário ou espasmo dos músculos da pálpebra. Para a maioria das pessoas, esses espasmos são muito leves e parecem um puxão suave na pálpebra.
Outros pacientes podem ter um espasmo forte o suficiente para forçar as duas pálpebras a se fecharem completamente. Este já é um problema clínico diferente chamado blefarospasmo.
Mesmo os espasmos sendo indolores e inofensivos, podem incomodar. Mas fique tranquilo, a maioria dos espasmos se resolve por conta própria, sem a necessidade de tratamento.
Em casos raros, os espasmos das pálpebras podem ser um sinal de alerta precoce para um distúrbio crônico do movimento, especialmente se forem acompanhados por outras contrações faciais ou movimentos incontroláveis.
 
Quanto tempo costuma durar o espasmo ocular?
Episódios de espasmos oculares podem ocorrer por vários dias ou semanas de cada vez e geralmente ocorrem a cada poucos segundos por um ou dois minutos.
Os episódios de contração das pálpebras são imprevisíveis, eles podem ocorrer intermitentemente por vários dias, ou sumir por semanas ou até meses.
Os tremores das pálpebras podem ser reduzidos e até mesmo interrompidos com pequenas alterações em sua dieta e estilo de vida. Para fazer com que os espasmos cessem, descubra quais podem ser as possíveis causas:
Estresse
O estresse é provavelmente a causa mais comum de espasmos oculares. Fazer ioga, exercícios respiratórios, passar tempo com amigos ou animais de estimação e dedicar mais tempo à sua programação são maneiras de reduzir o estresse que pode estar causando o tremor das pálpebras.
Fadiga
A falta de sono, seja por estresse ou por outro motivo, pode causar espasmos nos olhos. Manter o sono em dia e ter um horário de sono consistente pode ajudar.
 
 
Tensão ocular
A fadiga ocular – especialmente a fadiga ocular digital ligada ao uso excessivo de computadores, tablets e smartphones – também é uma causa comum de espasmos nas pálpebras.
 
Dica de ouro: Siga a “regra 20-20-20″ ao usar dispositivos digitais: a cada 20 minutos, desvie o olhar da tela e permita que seus olhos foquem um objeto distante (pelo menos 20 metros) por 20 segundos ou mais. Isso reduz a fadiga que pode causar espasmos nos olhos.
 
Além disso, pergunte ao seu oftalmologista sobre óculos de computador para aliviar o cansaço visual digital.
Cafeína
Muita cafeína pode causar espasmos oculares. Experimente diminuir o consumo de café, chá e refrigerantes (ou mude para as versões descafeinadas) por uma ou duas semanas e veja se o tremor nos olhos desaparece.
Álcool
Se sentir espasmos nos olhos depois de beber cerveja, vinho ou licor, faça uma pausa na bebida, pois o consumo de álcool pode causar essa condição.
 
Problemas de nutrição
Alguns especialistas sugerem que a falta de certos elementos nutricionais, como magnésio, pode desencadear espasmos nas pálpebras. Embora os estudos não sejam conclusivos, essa pode ser outra possível causa de espasmos oculares.
 
Se você está preocupado porque sua dieta pode não fornecer todos os nutrientes de que você precisa para uma visão saudável, converse com seu oftalmologista antes de comprar suplementos nutricionais sem prescrição.
Alergias
Pessoas com alergia ocular podem apresentar coceira, inchaço e olhos lacrimejantes. Esfregar os olhos devido aos sintomas de alergia libera histamina nos tecidos da pálpebra e uma película lacrimal, que pode causar espasmos nos olhos.
 
Às vezes, colírios de venda livre formulados para reduzir os sintomas de alergia podem ser úteis, mas os anti-histamínicos contidos nesses colírios podem causar secura nos olhos.
 
É melhor consultar seu oftalmologista para ter certeza de que está fazendo a coisa certa para seus olhos, caso sinta sintomas de alergia e espasmos oculares.

Resp. Téc. Dr Romeu Chiaramelli – CRM MG 44287 / CRM MG 8885
 

Galeria de fotos (clique para ampliar)